quinta-feira, 12 de junho de 2014

DESCULPE MUNDO, MAS NÃO TEMOS EDUCAÇÃO


É incrível.. Estive pensando desde do ocorrido de ontem sobre a Copa do Mundo e tantas outras coisas... E percebi que realmente o Brasil carece de educação.... Educação! Não aquela que no certo se chamaria ENSINO, mas sim educação mesmo, aquela que vem de casa, de formação, de berço como diriam muitos! As pessoas nem sempre tem sabido fazer essa diferenciação entre educação e ensino. 
Realmente, temos problemas no ensino, seja ele ensino básico, médio ou superior. O ensino talvez não seja o melhor do mundo, mas temos tido nos últimos anos a criação de creches com ensino em tempo integral. Talvez não seja o melhor, mas já é um caminho.. Também temos ensino superior disponível através das novas Faculdades Públicas, Universidades Públicas, criação de programas como PROUNI, PRONATEC, SISU, Ciência sem fronteiras, entre outros. Detalhe que muitos dos que recebem BOLSAS por esses programas são aqueles que mais protestam!
Choramos por bolsas aos pobres.. Mas lembremos que somos a nação que ao pagar os impostos, os valores não declarados muuuito abaixo dos valores que repassamos ao Bolsa-Família. 
Reclamamos sobre o descaso com a saúde pública, mas minha amiga que foi no SUS diz que foi atendida melhor e mais rápido do que eu que tenho convênio (que não é nada barato por sinal). Outra amiga minha teve o tratamento de câncer da mãe tratado somente pelo SUS, com exames que NUNCA seriam aprovados pelo convênio caro... E ainda temos a oportunidade de termos o programa "Mais Médicos", porque aqueles que deveriam estar nos prestando serviços estão querendo ganhar mais e mais com os NOSSOS convênios... 
Hoje no protesto um menino que gritava por falta de educação no país foi levado pelo pai pelos pulsos, dizendo: EU pago seus estudos! Mas que coisa, não?! E isso porque na hora de reclamar pela falta de transporte, este vai depredar os pontos de ônibus, os trens, os carros alheios, mas sem pensar que por acaso estamos em condições de termos investido mais ou menos 150 BILHÕES de reais em mobilidade urbana, quase 50 BILHÕES só em São Paulo! E qual é a deles que querem catraca livre? Como aguentar do Sindicato dos Metroviários um aumento de 35% e ainda se ligar ver eles se ligarem ao movimento "Catraca Livre", a fim de exigir subsídios para que a passagem seja de graça... Cada vez mais faz sentido dizer que não existe almoço grátis... 
Somos a 6a. maior economia do mundo, temos PIB de mais de 2% ainda de forma democrática e neoliberal, sendo que acima disso, só a China (ainda comunista e sem liberdade de imprensa). 
E porque dizer que os investimos com a Copa foram tão ruins?? Foram 8 Bilhões de investimentos privados e EMPRÉSTIMOS dos bancos do governo. Como assim, 8 bilhões? Os valores acima disso, que todos reclamam, foram investimentos em mobilidade urbana É muito? Então olhemos no portal da transparência, pois valores em nada chegam perto dos 825,3 Bilhões de reais que o governo federal investiu em educação e saúde desde 2010. 
Estamos atrasados com as Obras, mas pelo menos temos dinheiro suficiente para fazer obras.. A Europa até agora não se recuperou completamente da Crise de 2008. E pensemos também que algumas melhorias só aparecem depois de muitos anos, vide metrô, saúde, educação.. Queremos mais investimos, mas passamos ANOS quebrados, sendo país de 3°, 4°, 5° mundo.. 
Porque dizemos que somos uma nação corrupta, que rouba para fazer! Em caso de aumento da passagem, reclamamos e fazemos protestos e quebramos tudo, e na hora de pedir aumento, fazemos protesto e quebramos tudo de novo! Dizemos que somos corruptos, mas não deixamos de querer vantagens ao furar fila, ao falsificar carteirinhas de estudante, ao querer tirar proveito de tudo e de todos.. Querer direitos iguais, mas continuamos a discriminar o negro, o índio, o pobre, o homossexual, o da religião diferente da minha.. 
E na hora do voto, isso me deixa mais impressionado.. Achamos que tudo é culpa da Dilma, do Alckmin ou de qualquer outro dos grandes, mas nos esquecemos no Deputado Federal, Estadual, Senador, Vereador em que votamos - pois estes sim que fazem as leis, aprovam aumentos de salários próprios, definem pra onde vãos os investimentos e muuuuito mais coisas que os grandes só assinam no final.. - .É a ponta do iceberg a que sempre olhamos, sem ver o que está submerso.. Independente de visão política isso.. 
O mundo diz que somos uma nação que sempre sorri e recebe bem nossos estrangeiros, mas eu vejo que as vezes abrimos as pernas demais por só perceber nossos problemas quando os gringos falam e criticam. Vimos hoje a pessoas que junho do ano passado reclamaram da Copa e tantas outras coisas mais, mas estavam lá hoje e pagaram até R$ 500 para ver o Jogo das Copas das Copas, xingando uma presidente!! Algo que aprendemos em casa não dizer nem pros nossos coleguinhas! Quanta hipocrisia... 
Esperamos que sejamos melhores em tudo (educação, saúde, segurança) mas não suportamos nem ao menos conviver ao lado do outro, com respeito.. E é ai a educação nos falta.. Até exigimos educação, mas que nossos professores o façam. Que façam além do trabalho deles de ENSINAR e não EDUCAR, porque não temos paciência com nossas crianças, simplesmente damos a ela um tablet ou um Iphone e ela que fique quietinha, comportada! Pedimos educação até para os governantes! Porém isso não é a president(e)a, nem governador, nem prefeito nenhum que vai resolver.. Vai de casa mesmo, de dentro de nós! 
Espero que as próximas gerações tenham mais educação ou que a nossa se toque o qual é realmente a diferença entre as duas... Mais educação Brasil!

Nenhum comentário: