sexta-feira, 14 de maio de 2010

A linha 4 - Amarela do METRÔ

Estava pensando esses dias sobre o que escrever aqui no blog, afinal ultimamente só tenho escrito filmes, e mesmo assim, estou desatualizado. Decidi fazer alguns comentários sobre a futura Linha 4 - Amarela do METRÔ.

Essa linha é umas linhas mais comentadas e criticadas do METRÔ, por vários motivos, desde sua idealização nos anos 60 até seu atual estado que não passa de obras atrasadas e falta de previsão e esclarecimento ao público.
Eu fico me perguntando, se não seria mais fácil para o estado ter se endividado e feito a construção por si mesmo, mas talvez impedindo que uma PP (Parceria Público-Privada), gerando atrasos, divergências de ideais vindos do METRÔ e polêmicas enormes.
O que sebe atualmente 9se é que sabemos de algo) é que a linha está prestes a ser aberta, com sua obra bruta 100% pronta na estação Paulista e na estação Faria Lima, e que suas outras estações que seriam lançadas junto com esta primeira fase estão em processo de finalização das obras. E o que impede que as duas primeiras estações não estejam já em funcionamento? Fontes (jornalísticas) comentam que o Driveless (sistema que permite que o trem seja conduzido sem auxilio de maquinista) está finalização de testes.
Fico aqui imaginando quando esta linha inaugurar a estação Pinheiros, que por acaso, foi vitima do maior acidente na história do METRÔ. A linha 9 - Esmeralda já tem uma demanda absurdamente grande por conta de sua expansão à região do Grajaú vai se tornar um pandemônio. O único consolo que temos é que pelo menos a linha 5 - Lilás estará pelos menos em construção em breve para chegar a linha 1 - Azul do METRÔ.
O que nos resta saber é: Quando se iniciará o funcionamento da linha 4?? De qualquer forma, acredito que até o final de minha vida verei esta linha funcionar. (Quem sabe...)

Nenhum comentário: