segunda-feira, 3 de maio de 2010

Por que Avatar virou fenômeno?


Ontem eu assisti ao filme Avatar mais uma vez, pois já o havia visto na Alemanha. Conversando depois com minha amiga sobre isso, começamos a fazer uma boa reflexão sobre o que levou a todas as pessoas dizerem que este é um filme ótimo...
Será que este é realmente um ÓTIMO filme?

Por um lado, especialistas e bons cinéfilos percebem a nova tecnologia que é agregada e nos possibilita uma nova era sobre a visão do que o cinema pode ser a partir deste filme, mas ao mesmo tempo, temos muitos leigos dos conhecimentos cinematográficos, mas que adoram um bom Blockbuster americanóide enlatado (e nessa me incluo também) e que sente um fascínio grande por um filme que nos remete à problemas ambientais num âmbito mundial, e nos faz pensar como a cultura norte-americana pensa sobre as culturas "inferiores" as deles.

O problema é criar um filme que foi considerado o mais caro da história do Cinema em prol de uma causa que talvez nem devesse ser trabalhada dessa forma. Se pensarmos um pouco, podemos misturar um pouco de cultura indígena dentro da floresta Amazonica, com uma pitada de cultura Africana, um dialeto que poderia ser muito bem Indiano ou asiático, imaginar alguns animais que se parecem em muito com os que já temos, e assim, criar uma nova versão, livre, de Avatar.

Talvez o que nos devemos preocupar atualmente é se nosso povo se preocupa realmente com uma cultura que nem sequer existe, ou que tem algum interesse pela própria cultura que há 500 anos é massacrada, e morre cada vez mais rápido em função de Usinas Hidrelétricas, exploração desordenada de madeira, entre outros; UM BEM MAIOR.

Vamos nos prendendo mais e mais em tecnologia e nos esquecendo o que a Terra nos deixou. Será que vamos de fato ver que a Terra nos destruirá, não por vingança, mas pro consequência de nossos próprios atos mesquinhos e capitalistas e enquando nos deliciamos em sequências incríveis de ação 3D?....

Nenhum comentário: